17 março 2007

As contradições da tecnologia

Roberto Moraes Pessanha
Professor do Cefet Campos
e-mail:
rmoraes@cefetcampos.br

Quem não se encanta em poder pagar uma conta no dia que está vencendo, de sua própria casa, quando faltam alguns minutos para o encerramento do expediente bancário? Quem não se encanta com o fato de você poder ver, direto na tela do computador, instalado na sua mesa de trabalho a matéria que saiu no dia anterior, no jornal das oito na televisão e até gravar para ser usada depois como exposição, na sua próxima aula na faculdade?

Quem não se apaixona quando vê alguém com um pequeno notebook conectado ao celular conseguir fazer contato e acessar um jornal online na internet em balneário distante, num momento em que nem luz existia, no lugar onde você estava?

Quem não fica de queixo caído, quando sabe, que através do e-mail consegue conversar melhor com seu professor, do que na própria sala de aula? Mais: quando descobre, que o professor pode lhe explicar algumas dúvidas, sem que você precise, se expor diante da turma, por considerar simples demais sua questão? E ainda como aluno, alegra-se quando recebe, deste mesmo professor material complementar ao usado em sala de aula, que lhe descortina um novo horizonte?

Quem não se entusiasma quando vê que através do computador marca passagens, compra mercadorias, recontacta amigos de infância que seguiram outros rumos? Vê filmes, fotografias de amigos, parentes, lugares conhecidos e esquecidos e territórios e cultura que anseia visitar?

Quem não se espanta, quando descobre que a empresa onde trabalha resolveu colocar nos seus dois mil carros um aparelhinho de apenas três siglas: GPS? Que se sentiu invadido quando ouviu falar que por satélite, o tal GPS diz instantaneamente, o lugar em que você está, por quanto tempo ficou e que em movimento informa até a velocidade do carro? Que dois meses depois de instalado, a empresa conseguiu reduzir em 30% as equipes de trabalho na rua, com o aumento de produtividade obtida pelo controle total deste novo chefe (GPS) ausente, mais presente que já teve?

Quem não fica enfurecido quando descobre que, embora você faça hoje, o trabalho que antes um bancário fazia, você cada vez paga mais tarifas? Pior: quando você não consegue resolver um dos problemas com seu banco “online” e tem que enfrentar uma fila, muito maior do que a de antes? Eles não consideram os gastos dos seus equipamentos, não agradecem pela impressão dos recibos e ainda ostentam e humilham, passando em sua cara, os lucros absurdos obtidos a cada ano.

No poder público não é diferente. Aos poucos vão tomando conta da sua vida. Fazem cadastros, sabem quantos filhos tem, onde trabalhou, onde morou, etc. Do alto das imagens dos satélites vê, que seu rebanho cresceu, uma árvore foi derrubada, duas plantadas e até que um puxadinho foi feito, para dar lugar ao neto mais novo da família. Em compensação, você não vê facilidade para pagar o IPTU e a professora do neto, ainda não sabe usar o computador.

Tudo isso serve para nos lembrar que a tecnologia não é neutra. Ela não é fruto do acaso ou do “progresso natural”. Ela não atende a todos igualmente. O celular teve espaço e mercado sem igual no Brasil, não pelo simples fascínio pela tecnologia, mas pela dificuldade de acesso à telefonia convencional e pela invenção de mercado do pré-pago, onde a existência de um telefone gera demanda de uso e de lucros. Cada vez mais recursos tecnológicos chegam enquanto muitos continuam a passar fome e viver mal por ausência de tecnologias simples, baratas e não usadas. Pensemos nisto ao imaginar uma cidade ou um país moderno. Moderno pode ser, o direito a três refeições diárias e uma casinha para morar, sem ser importunado, ou não?

* Publicado na Folha da Manhã em 16 de Março de 2007.

2 Comments:

Blogger Fer said...

Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se pega rápido, rápido.
Veja: www.safesoft.com.br/pabx/

14:14  
Blogger Roberto Moraes said...

Olá Fer,

Este sistema citado serve para aumentar as contradições já explicitadas no artigo, ao permitir àqueles mais bem informados usar tecnologia mais baratas deixando aos demais, o custeio daquilo que dentre pouco tempo será chamado de lixo da telefonia.

Abs,

18:42  

Postar um comentário

<< Home