01 junho 2007

O esforço do debate quase inútil

Roberto Moraes Pessanha
Professor do CEFET Campos
e-mail:
moraes.rol@terra.com.br

Escrevo antes do debate sobre Desenvolvimento Regional, que para você leitor, ocorreu ontem, no Trianon. Considero que minha participação só não é um desperdício de tempo, porque a esperança não pode findar, mesmo quando a inocência pueril ou o romantismo de um ex-revolucionário já não consegue ver, em horizonte próximo, sinal de mudanças.

Nos últimos 10 anos, este é o terceiro esforço de aglutinação para reflexão sobre mudanças de rumo, em busca do desenvolvimento, tanto econômico, quanto social, embora este seja sempre lembrado depois e a inclusão, quando aparece, nada mais é que figura de retórica.

O primeiro destes esforços se deu ao nível do município e chegou a ter câmaras técnicas, secretaria executiva, conselho diretor e até um conselho comunitário que chegou a agregar mais de 70 instituições da sociedade civil. O PEC (Planejamento Estratégico de Campos) enquanto se sustentou conseguiu debater, discutir, ouvir opiniões e arregimentar propostas entre 1996, até o final do ano de 1999.

Depois de um intervalo de quase dois anos, a Firjan retomou o movimento propondo um Fórum Regional e Permanente sobre Desenvolvimento. Lançado depois de reuniões ainda limitadas em termos de representação social trouxe, como contribuição mais significativa à sociedade, a idéia do Fundo de Desenvolvimento com recursos dos royalties.

A idéia considerada boa e viável foi para frente, com o surgimento do Fundecam, mas o fórum foi derrubado pela oposição sistemática do governo que resistia à participação e não tinha interesse em compartilhar decisões.

Este novo Fórum da Sociedade Civil é a terceira tentativa. A catástrofe da enchente serviu de estímulo à organização e desenvolvimento, que mais uma vez, passa a ser considerado como espaço de oposição, porque as pessoas dos governos tendem a sofrer da doença crônica do “sabe tudo” que os tornam avessos às críticas, mesmo quando estas se mostram construtivas.

Ao observar a execução do orçamento de Campos vê-se, que menos de 15% dos royalties têm como destino, os novos investimentos. Não precisa ser estudioso, para ver o que qualquer chefe de família já sabe: com o uso desta verba extra para custear o dia-a-dia, quando o caixa secar, a crise e o desespero estarão instalados. Pessimismo ou simplesmente razão? Para esclarecer, bom seria se debatêssemos o uso sustentado deste dinheiro. Desta forma prestaríamos um grande serviço ao nosso município, caso contrário serei obrigado a dizer: este filme eu já vi e sei muito bem quem morre no final!

Publicado na Folha da Manhã em 01 de junho de 2007.