03 março 2006

Um belo exemplo

Roberto Moraes Pessanha
Professor do CEFET Campos
e-mail:
moraes@fmanha.com.br

Possui 213 mil habitantes. Uma taxa de alfabetização de 95% e uma população acadêmica de 25 mil pessoas. Um doutor para cada 230 habitantes. Duas importantes universidades públicas, a Escola de Engenharia vinculada à USP e uma universidade federal. Esta é a cidade de São Carlos localizada no interior de São Paulo. Também tem um passado ligado à tradição agrícola. A partir daí cessam as similaridades.

São Carlos tem como prefeito, no segundo mandato, o ex-reitor de sua universidade federal e é uma cidade que conta com um dos sistemas municipais de Ciência & Tecnologia mais consolidados do país. A prefeitura usa a área como prioritária na melhoria da qualidade de vida da população. Desde 2001, a prefeitura assinou um protocolo de intenções com os institutos de ensino e pesquisa locais para que fossem aplicadas no município as tecnologias desenvolvidas por eles.

A iniciativa gerou mais de cem projetos como um mapa da pobreza do município que buscou definir critérios para um programa local de renda mínima; a criação de uma estação de tratamento de esgoto projetada em parceria com o Departamento de Saneamento e Hidráulica da USP cuja licitação está em curso e deverá até 2007, tratar 100% do esgoto local.

Para incrementar a relação entre os setores acadêmicos e o poder executivo local, em outubro do ano passado, a prefeitura realizou um seminário em que o poder público apresentou suas demandas e intensificou as parcerias já existentes.

O município também conta com um pólo tecnológico consolidado com mais de 200 empresas inovadoras que dividem a localização destes empreendimentos entre distritos industriais e áreas urbanas. Estas áreas tiveram esta destinação a partir de um Plano Diretor de ocupação territorial também implementado com apoio das universidades.

São Carlos também se destaca como pioneira na incubação de empresas de base tecnológica desde 1985 quando inaugurou uma Fundação Parque de Alta Tecnologia (Parq Tec) que já graduou 50 empresas das áreas de ótica, materiais, automação, química e robótica. Hoje esta Fundação é a gestora de três outras incubadoras nas áreas de: software, design e empresas tradicionais que atuam como mecanismo facilitador da transferência de tecnologia das universidades para o mercado com a criação de empresas e empregos.

São Carlos não tem royalties, mas usa o saber acadêmico de uma forma muito mais criativa do que a simples concessão de bolsas e abertura de vagas para graduação e a pós-graduação. São Carlos usa o poder multiplicador desta base e assim pode nos servir de exemplo!

Publicado na Folha da Manhã em 3 de março de 2006.